O que é conta PJ? Porque é tão importante a sua empresa ter uma

Casa, Dinheiro, Euro, Moeda, Moedas, Cédula

Na Lei nº 13.874, menciona-se que ter conta corrente da PJ é fundamental em muitos aspectos do negócio, inclusive para evitar confusão patrimonial. Entenda os motivos para abrir uma conta corporativa.

Muitos empreendedores se depararão com o tema “conta bancária da empresa” ao abrir uma empresa ou mesmo ao longo de suas atividades.

Geralmente há dúvidas sobre o que é uma conta PJ, se você deve ter uma conta PJ em sua empresa, se não há consequências negativas de uma conta PJ e outras questões. Neste conteúdo, ajudaremos a esclarecer essas dúvidas.

Mas primeiro, o que você pode dizer é que você deve ter uma conta PJ, principalmente para evitar o risco de mesclar informações pessoais com informações da empresa.

No entanto, é importante entender o conceito de uma conta bancária corporativa antes de entrar nos detalhes do motivo pelo qual você abriu uma conta comercial.

Mais afinal, o que é Conta PJ?

Uma conta PJ é uma conta corrente criada para uma empresa. Nada mais é que a conta bancária de uma pessoa jurídica. Nesse caso, a identidade da conta é CNPJ, não CPF.

Muitos fatores podem afetar esta operação. Por exemplo, as empresas têm de pagar impostos comerciais muito específicos. Nesse caso, faz mais sentido abrir uma conta para gerenciar tudo isso.

Este tipo de conta bancária pode ser aberto por um sócio ou representante legal da empresa. Da mesma forma, ele só pode ser movido por pessoal autorizado e especificamente identificado. Essas configurações podem ser feitas ao abrir a conta e podem até ser modificadas posteriormente.

Porque é importante e necessário abrir uma conta PJ?

Existem vários motivos para ter uma conta PJ na sua empresa. Com ele, os empresários podem evitar confusão entre ativos. Mais importante ainda, a conta PJ permite que você gaste separadamente, evitando assim futuras dores de cabeça de responsabilidade para o governo e esclarecendo o que são despesas legais e físicas.

Além disso, a notoriedade de ter uma conta PJ é que está diretamente relacionada com a escrituração, permitindo a execução e verificação de diferentes transações.

Você pode abrir a sua conta PJ hoje mesmo!

Portanto, quando uma pessoa decide abrir sua própria empresa, ela deve abrir uma conta PJ. Todos os pagamentos, recebimentos e transações serão postados nesta conta.

A declaração da pessoa jurídica conterá todos os documentos relativos às despesas e receitas diárias.

Eles também serão enviados para sua conta todos os meses para conciliação, separar as duas pessoas (pessoas físicas e pessoas jurídicas) é fundamental. O mais recomendado é abrir uma conta PJ imediatamente ao abrir uma empresa.

Isso tornará a contabilidade legal para que você possa desfrutar dos benefícios oferecidos, além de ofuscar ativos.

Quais são os riscos que eu corro por não abrir uma conta PJ?

É comum descobrir que as despesas comerciais da empresa se misturam com despesas pessoais, especialmente com vários parceiros. Tome como exemplo uma empresa com dois sócios. Um dos parceiros usa a mesma conta e cartão da empresa para fazer pagamentos pessoais.

O parceiro paga todas as contas todos os meses, atrapalhando as finanças privadas e jurídicas. Como resultado, a proteção dos bens dos sócios é perdida, ou seja, seus bens pessoais podem estar sujeitos a litígio.

Para evitar essa situação, a Lei nº 13.874 entrou em vigor em 20 de setembro de 2019. Permite-nos compreender o que é o caos tradicional e as suas consequências para as empresas abrangidas por este regulamento. Conforme estabelecido no Artigo 50 da Lei:

No caso de abuso de personalidade jurídica (caracterizado por abuso de propósito ou confusão patrimonial), a pedido das partes, o juiz ou procurador tem o direito de decidir intervir no processo, podendo o juiz desconsiderar, a fim de evitar certas obrigações.

O impacto estende-se à propriedade privada de gestores ou pessoas coletivas que se beneficiam direta ou indiretamente do abuso.

Esse exemplo é comum e acaba gerando confusão no fluxo de caixa da empresa. Portanto, a falta de organização e controle é perigosa. Por outras palavras, o risco de fusão de pessoas singulares e coletivas representa uma grande ameaça para a empresa.

Vantagens hoje de ter uma conta bancária Pessoa Jurídica:

  • Você pode receber o pagamento pelos produtos e serviços prestados em sua conta PJ de forma simples e prática. Ter uma conta PJ pode expandir seu limite de crédito no mercado e permitir que você negocie com uma taxa de juros reduzida;
  • Uma das principais vantagens de ter uma conta PJ é que, dependendo do tipo de empresa, caso a empresa entre em qualquer tipo de processo, o seu património pessoal não ficará ameaçado. Isso por si só já mostra a importância de ter uma conta corporativa.
  • Atualmente, existem vários formatos de contas legais que promovem a burocracia, como as contas PJ 100% digitais. Além de otimizar seu tempo, a versão digital também evita burocracia, reduzindo custos;
  • Você pode abrir sua conta em poucos minutos via Internet através de seu computador ou telefone celular. Você não precisa pagar taxas mensais ou taxas de manutenção. Transfira fundos e crie links de pagamento na velocidade que sua empresa precisa. Pague as contas da empresa diretamente do seu computador ou celular para otimizar seu tempo.

Controle total da sua conta PJ

Com uma conta PJ, você pode controlar o processo de negócios. Para facilitar a gestão do fluxo de caixa (acompanhamento de lucros, despesas e lucratividade), isso auxilia no seu futuro planejamento financeiro e conciliação de contas.

Portanto, de acordo com a maioria dos formatos de negócios, ao não separar as contas da empresa das contas pessoais, você não protegerá seus ativos pessoais e poderá responder com ativos ilimitados. É necessário abrir uma conta na PJ para estabelecer o contato com o mercado de forma segura e garantir a sua vida útil (física ou jurídica).

Além disso, você deixará suas finanças mais organizadas, evitará o caos de ativos, garantirá um controle mais rígido e evitará problemas de negócios.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*