Aplicativo Caixa tem: poupança digital

Caixa Tem, usado no auxílio emergencial, libera atualização para novo grupo | Serviços Financeiros | Valor Investe

Se você chegou até aqui é porque é usuário do aplicativo Caixa Tem é que saber um pouco mais sobre as suas funcionalidades, não é mesmo?

Diferentemente do aplicativo principal da Caixa Econômica Federal, o Caixa Tem é utilizado apenas para a poupança social digital, que é uma conta gratuita para beneficiários de projetos sociais, como o famoso auxílio emergencial ou FGTS.

Continue conosco até o final, porque o Caixa Tem é um aplicativo que dispõe a muitas funcionalidades para o cidadão brasileiro, confira um pouco mais a seguir.

Primeiro, é importante que você entenda para que serve o Caixa Tem?

O objetivo do Caixa Tem é repassar recursos da Poupança Social Digital, que é uma conta gratuita aberta aos beneficiários de programas sociais como auxilio emergencial, FGTS e o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, mais conhecido como BEM.

O aplicativo pode ser usado para fazer boletos de pagamento, comprar usando códigos QR ou cartões de débito virtuais, transferir dinheiro para outras contas e registrar-se com as teclas Pix. Para obter informações mais detalhadas sobre essas transações, consulte o próximo tópico.

Hoje quem pode usar o aplicativo Caixa Tem?

As pessoas que têm direito a benefícios sociais emergenciais podem ter uma caderneta de poupança social digital no Caixa Tem, mesmo que tenham apontado outra conta corrente em outro banco ao se cadastrar no plano. Não é necessário ter conta na Caixa Econômica Federal para usar o Caixa Tem.

O Caixa Tem funciona como um banco digital.

Como funciona o cadastro no Caixa Tem?

O cadastro é muito simples e fácil, mas primeiro você deve acessar a sua loja e baixar o aplicativo Caixa Tem, fica disponível na Play Store e na App Store.

Depois de baixá-lo siga o passo a passo de cadastro pela a opção entrar.

O Caixa Tem oferece diversos recursos aos usuários, que vão desde pagamento de cupons, transferência para outras contas, compras via QR code em lojas físicas ou com cartão de débito virtual online, cadastro de PicPay e saques.

Saldo no Caixa Tem

Após fazer o login no Caixa Tem na parte superior do aplicativo, será exibido o saldo da Poupança Social Digital. Caso esteja oculto, basta clicar na opção “Mostrar saldo” para visualizar o valor disponível na conta.

Como sacar o dinheiro sem o cartão através do Caixa Tem?

O Caixa Tem possui a função de “saque sem cartão”, que permite sacar no caixa eletrônico ou na lotérica da Caixa Econômica Federal. Funciona assim: ao acessar as opções do aplicativo, é gerado um código para passar para o lotérico ou digitar no caixa eletrônico, selecionar o valor e sacar o valor.

Caixa Tem Pix

Por se tratar de uma conta bancária, a Caixa Tem também integrará o Pix na poupança social. O sistema de pagamento criado pelo banco central deve facilitar as transações (seja comprando uma instituição física, via Internet ou transferindo dinheiro entre pessoas). Podem ser registradas até cinco chaves Pix usadas no Caixa Tem.

Limites da Conta Caixa Tem

A poupança social digital é gratuita e tem como foco o bem-estar social, por isso impõe algumas restrições aos pagamentos e transferências. Se o usuário precisar de mais, é recomendável abrir outra conta corrente com uma gama mais ampla de serviços. As restrições são

  • Até dois saques por mês;
  • Até três transferências por mês (sem limite entre contas Caixa);
  • São no máximo dois relatórios por mês, com alterações nos últimos 30 dias. Movimentos além desses limites serão cobrados.

Poupança Digital Social Caixa e Poupança Digital Caixa

A poupança social digital é o critério para a obtenção de subsídios governamentais. Possui limite de atividade e saldo de R $ 5.000.

A pessoa que inferir esse valor deve dirigir-se à Caixa Econômica Federal e solicitar a migração para a Poupança Digital Caixa, o que elimina as restrições de transação e saldo.

Além do resto, a economia social digital também tem as seguintes limitações:

  • R$ 1.200 por transação (transferência ou ordem de pagamento);
  • O limite diário de transação é de R$ 1.200.

Como comprar com o Caixa Tem nos mercados e redes credenciadas?

O aplicativo disponibiliza a função de pagamento via código QR. O funcionamento é igual ao de aplicativos de pagamento como o PicPay do Itaú, o Mercado Pago ou o Iti: use a câmera do celular para escanear o código QR da loja e finalizar a compra.

Nesse caso, o Caixa Tem irá descontar o dinheiro da conta ao mesmo tempo.

  • Na tela principal do Caixa Tem, selecione a opção “Pagar na Máquina” Depois de ligar a câmera do telefone, aponte para o dispositivo com o código QR gerado;
  • Por fim, confirme as informações de pagamento e conclua a transação.

Caixa Tem: auxilio emergencial foi aprovado?

De 8 de março de 2021 a março de 2021, o Senado brasileiro aprovou a PEC em dois turnos para ampliar o escopo do pagamento de assistência emergencial ainda este mês.

Mas o que isso significa? O auxílio para 2021 foi aprovado? Resumindo: não. A ajuda ainda está sendo negociada. A aprovação do Senado é uma etapa importante – mas ainda não há definição de valor, beneficiário ou prazo.

Agora começou uma rodada de atualização cadastral que está sendo feita através do Caixa Tem, onde os usuários precisam atualizar seus dados para continuar recebendo as novas rodadas dos benefícios, por isso o acesso ao Caixa Tem deve ser feito regularmente afim de manter os seus dados atualizados e futuramente receber o benefício do Governo que é o auxílio emergencial.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*