7 dicas para usar o cartão de crédito de maneira consciente

IMG_256

Quando se fala nas finanças o cartão de crédito pode ser bastante útil, isso é claro ser for utilizado de maneira controlada e correta. O cartão de crédito pode ser algo bem vantajoso ser for usado ao seu favor, caso contrário rapidamente ser tornar uma bola de neve.

A seguir pensando em te ajudar a organizar suas finanças, separamos 5 dicas que vão fazer você usar o cartão de crédito com mais consciência.

Todo mundo conhece alguém ou até mesmo já ser enrolou com cartão de crédito, ir comprando sem controlar as parcelas é furada.

Em cada parcela, quando somado, você vai levar aquele susto!

Ter planejamento e autocontrole é importante, a seguir iremos te apresentar dicas que vai te ajudar a ser organizar.

Como usar um cartão de crédito com cautela:

  1. Data de vencimento da sua fatura

Estar atento à fatura e pagar antes do vencimento é o primeiro passo para evitar o endividamento do cartão. Esse tipo de cartão cobra juros mais altos, então se você esquecer de pagar a fatura, ele começará a acumular juros.

Portanto, pague sempre antes da data ou no máximo antes do vencimento, para não se preocupar com multas e juros.

  1. Controle todos os seus gastos

É muito importante anotar e controlar todos os seus gastos no cartão de crédito. Não deve esperar a chegada da fatura para saber quanto gastou no cartão, o ideal é que tenha uma ideia antes de receber a fatura.

  1. Estabeleça um valor máximo para fazer compras

Para evitar perder o controle e gastar mais do que deve, é importante limitar um valor para as suas compras. A dica aqui é analisar sua receita e definir o consumo máximo mensal.

Então, é só prestar atenção no custo e anotar o custo para não ultrapassar o limite que você criou. Uma boa maneira de não exceder o teto é usar a função de ajuste do limite do cartão.

  1. Antes de fazer um parcelamento, pense!

O parcelamento é utilizado para o valor total da compra e é diluído em vários meses. Se você fizer isso com frequência, terá muitas pequenas quantias em sua conta, arrastando-as desnecessariamente.

Antes de parcelar, faça cálculos matemáticos para ver se tem que pagar juros e avalie se é melhor espremer um pouco em um mês do que pagar por muito tempo.

  1. Dispense muitos cartões

Os cartões de crédito já foram considerados um produto bancário, mas hoje em dia, mesmo as lojas de departamento podem emitir cartões de crédito (incluindo cartões de crédito que podem ser usados fora da loja).

Além disso, se você tiver muitos cartões, isso não significa que precisa ter todos eles. Devido a restrições, algumas pessoas gostam de ter mais de um cartão, mas ter mais de um significa mais desafios no controle de sua situação financeira.

Use cartões de crédito com cautela. O ideal é usar apenas um cartão de crédito e juntar tudo na mesma fatura, assim você consegue ter um controle maior.

  1. Cuidado com os saques com cartão de crédito

Saques feito com o cartão de crédito também contabilizam na sua fatura, fique atento caso precise fazer esse tipo de saque para não estourar o seu limite.

Estourar o limite não é uma boa ideia, ser isso acontecer significa dizer que você estar começando a ficar enrolado (a) financeiramente, é importante atenta-se aos sinais de endividamente e tentar organizar as coisas.

  1. Procure realizar compras online somente em sites de confiança

Dica de ouro, sites de confiança é a melhor maneira de você comprar online. Isso porque comprar em sites maliciosos ou sem referencia pode ocorrer o risco dos seus dados serem roubados por golpistas.

Na internet você fica sujeita a essa situação, as pessoas roubam esses tipos de dados para fazer compras em seu nome.

Ter dividas no cartão de outras pessoas já é bem chato, imagina pagar algo que não utilizou. Para fugir dessa dor de cabeça, preste atenção nos sites que você anda realizando suas compras.

  1. Antes de efetuar a sua compra no cartão de crédito se faça 3 perguntas?
  • Eu preciso realmente comprar esse item agora?
  • Eu posso esperar para comprar avista com desconto?
  • Essa compra não pode esperar? Realmente precisa ser feita agora?

Se você tive a resposta para essas 3 perguntas acima, e todas elas forem SIM! Faz a compra, se algumas dessas perguntas forem não, repense!

É importante estar atento (a) sempre ao seu orçamento, veja ser realmente é necessário gastar esse dinheiro no cartão agora, planeje-se e junte o dinheiro para comprar o que deseja avista e assim evitar que entre em mais uma dívida.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*