2021 Como aplicar o seu dinheiro e ter uma reserva de emergência

IMG_256

Ser educar financeiramente é ter sempre a sua disposição uma reserva de emergência e todas as suas despesas controladas. Quando falamos de reserva de emergencia ser referimos ao valor de pelo menos 6 meses do seu gasto mensal guardado.

Esse valor só deve ser mexido em caso de emergência, sendo essa desemprego, acidente ou doença, caso ocorra algo fora do previsto, você tem reservadamente guardado pelo menos 6 meses da sua despesas para ser organizar.

Nunca sabemos quando vai acontecer de fato uma emergência, pensando nisso precisamos nos precaver.

Sabemos que o brasileiro ser vira nos trinta para ser manter e dar conta de todas as despesas mensais, com isso guardar dinheiro é muito mais difícil, mais com meta e bons hábitos financeiros é possível que isso aconteça.

Já que estar fazendo uma reserva é bom que esses valores guardado renda, sendo aplicado você vai fazer esse dinheiro render um pouco mais.

Quando ser pensa em guardar dinheiro, devemos ter a visão de um futuro a longo prazo. Por falta de conhecimento e até mesmo comodismo, muitas pessoas acabam deixando esse dinheiro na poupança sem rendimento algum.

Pensando nisso, montamos a seguir algumas informações que todo investidor iniciante deveria saber para aplicar o seu dinheiro e obter uma renda fixa de baixo retorno, mais com rendimento muito melhor do que a poupança.

Veja as dicas a seguir:

Tesouro Selic

Uma aplicação segura é o Tesouro Selic, pois é um título público, o mesmo renumera todos os dias de operação. Já na poupança o beneficiado só tem rendimento na data de aniversário, para obter algum retorno mensal, neste caso o investidor terá que realizar saques.

Fundos DI

Uma outra alternativa bem legal para investidor iniciante que vai te gerar uma renda fixa com rendimentos melhores do que a poupança é o Fundo DI.

Porém é importante observar ser os fundos cobram uma taxa administrativa perto de zero, você vai encontrar esse tipo de investimento na modalidade de bancos digitais.

Para fazer esse tipo de aplicação no tesouro Selic você precisa ter uma conta bancária ou em um banco que trabalhe diretamente oferecendo esse tipo de investimento.

Para aproveitar a oportunidade de taxa administrativa zero, você deve abrir uma conta em algum banco digital, quanto maior o banco no mercado, maiores são as taxas.

Vale ressaltar a importância de ter uma reserva de emergência, nem que seja de fato a poupança onde o rendimento é baixo ou verificar no mercado quais são as opções que você pode estar aplicando o seu dinheiro.

Mesmo que renda uma rentabilidade baixa é algo fixo e esse é o primeiro passo para uma vida financeira mais saudável.

A seguir iremos lhe dar 4 motivos para você começar a investir o seu dinheiro e fazer uma reserva emergencial

A economia de 2021 ainda estar fragilizada por conta do Covid-19, porém precisamos nos organizar e fazer reservas de emergência, esse é o primeiro passo de uma vida financeira mais saudável que damos na nossa vida.

Confira os 4 motivos que vão te convencer o porque vale a pena investir em uma renda fixa em 2021:

  1. Se você tem pouco dinheiro para guardar, colocar na poupança é um bom começo, crie o hábito mensalmente de guardar uma quantia;
  2. Para fazer uma reserva emergencial, investimentos de renda fixa é o mais indicado. Esse dinheiro estar em um lugar que não tem risco de desvalorizar, muito menos ser perder, é o que vier a mais dali é lucro;
  3. Ser for pensar nos seus compromissos de curto prazo, essa modalidade de investimento em renda fixa é muito legal, pois você consegue planejar de acordo com o tempo o que você irá realizar com aquela reserva;
  4. Aplicação x liquidez, em outras palavras o dinheiro estar a disposição. É uma excelente opção para comprar uma casa, carro, pagar contas ou administrar a sua vida financeira em tempos de crise.

Por outra lado, devemos pensar da seguinte forma, se a sua vida financeira estar organizada e você tem uma reserva de emergência guardada de 6 a 12 meses o valor mensal das suas despesas fixas é importante pensar em investir uma parte do seu dinheiro em renda variável.

Tais como ações, fundos de multimercado, fundos imobiliários e até mesmo ouro. Investir em renda variável é uma forma de acumular dinheiro, porém a longo prazo.

Antes de sair por aí realizando qualquer investimento, estude! Busque orientação sobre o mercado financeiro, diversifique o que você estar investindo. Jamais saia por aí colocando o seu dinheiro somente em uma opção, pois caso dei errado você vai perder tudo.

A importância de ser entender bem o mercado financeiro vai te ajudar a conquistar o seu objetivo, caso contrário você pode colocar tudo a perder.

O mercado financeiro não é um jogo, tem-se os seus riscos é você precisa estar ciente de todos eles. Tenha em mente todos os seus objetivos financeiros com esse investimento, nem sempre o que é mais rentável e o melhor investimento ser for pensado a curto prazo.

É importante que você construa bons hábitos financeiro na sua vida desde de sempre, isso vai te ajudar a ser organizar financeiramente e evitar que passe perengue caso aconteça alguma emergência, que ponha em risco a sua qualidade de vida financeira.

Para finalizar é importante que você busque ter equilibrio emocional, nós de fato sabemos que o nosso financeiro mexe com a nossa cabeça, ser isso não for bem, perdemos a estrutura para planejar tudo que vem a frente, por isso tenha foco e autocontrole de todas as suas ações, não saia por aí gastando por impulso.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*